19 de jul. de 2014

Comentário de Bakunin sobre o livro O capital de Karl Marx



Comentário de Mikhail Bakunin em 1871 sobre O capital de Larl Marx.(Obs: Bakunin travou contato apenas com o Livro I, pois veio a falecer em 1876 e o livro II foi lançado apenas em 1885): 

“Das Kapital, Kritik der politischen Oekonomie, de Karl Marx; I Volume. Há muito tempo já que esta obra deveria ter sido traduzida para francês, pois nenhuma outra, que eu saiba, contem uma análise tão profunda, tão luminosa, tão cientifica, tão decisiva e, se assim me posso exprimir, tão implacavelmente desmascaradora, da formação do capital burguês e da exploração sistemática e cruel que este capital continua a exercer sobre o trabalho do proletariado. O único defeito desta obra, perfeitamente positivista, por mais que isso desagrade a La Liberté, de Bruxelas – positivista no sentido de, fundado sobre um estudo aprofundado dos fatos econômicos, não admitir outra lógica senão a dos fatos –, o seu único defeito, digo eu, é o de ter sido escrita em parte, mas em parte somente, num estilo demasiado metafísico e abstrato, que terá sem dúvida induzido em erro La Liberté, de Bruxelas, e que torna a sua leitura difícil e quase inacessível à maior parte dos operários. No entanto, seriam sobretudo os operários quem a deveriam ler. Os burgueses não a lerão nunca, ou, se a lerem, não a quererão compreender, e, se a compreenderem, nunca falarão dela; pois esta obra é, nada mais nada menos, uma condenação à morte, cientificamente motivada e irrevogavelmente pronunciada, não contra eles como indivíduos, mas contra a sua classe”. 

BAKUNINE, Michel. Revolução social ou ditadura militar. Lisboa: Arcádia, 1975.

3 comentários:

  1. ISSO INCLUI A IMPORTANCIA DO GRUNDRISSE OU OS MANUSCRITOS ECONOMICOS DE 1857/58? QUE AINDA TEM OUTROS MANUSCRITOS EM DECADAS POSTERIORES? ANTES DO o CAPITAL OBRA X OU OGNUM OPUS DE MARX? E QUANDO IREMOT TER POR AQUI ESSA PEROLA NEGRA DA ECONOMIA? sem deixar de fora o esrito atual aí saindo da boitempo, sobre os roubo de lenha e aquele crítica da economia política pela martin fonte por uma mulher traduzido, não são dignos dessas observações inportantissima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dos escritos primordiais de Marx só serão conhecidos na década de 30 do século XX. A exemplo dos manuscritos econômicos filosóficos de 1844, a Ideologia Alemã e diversos outros.

      Excluir
  2. Tendo esta percepção, o anarquista Cafiero irá escrever uma versão simplificada de O Capital, e irá difundir entre os trabalhadores.

    ResponderExcluir