26 de nov. de 2013

Conferência Internacional Comemorativa do Bicentenário de Mikhail Bakunin


Priamukhino (Região de Tver, Rússia). 12-13 de julho de 2014

Fonte

A 30 de maio de 2014 comemora-se o 200º aniversário de Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (1814–1876), ilustre militante do movimento de libertação revolucionário europeu, filósofo e um dos fundadores do movimento anarquista internacional.

Desde a sua entrada no círculo de filósofos de Stankevitch em 1830 e, mais tarde, nas fileiras do movimento revolucionário europeu, Bakunin chamou a atenção de seus contemporâneos. Influenciou de maneira decisiva a história dos movimentos de libertação social, revolucionários e anarquistas russos e europeus dos séculos XIX e XX. As ideias libertárias de Bakunin, que escreveu uma crítica visionária do “socialismo de Estado”, muito tempo antes do seu estabelecimento na URSS e nos países do Bloco do Oeste, assim como a crítica bakuniniana da religião, do patriotismo, do liberalismo e dos princípios do poder e da hierarquia, têm prevalecido como ideias atuais até nossa época.



Na Rússia, Bakunin sofreu durante anos, a censura e a difamação, primeiro por parte do czarismo, e mais tarde do poder “comunista”. As suas obras não foram publicadas no seu país durante mais de 50 anos. As suas ações foram silenciadas, ou mostradas de maneira muito caricatural. Desgraçadamente, esta tradição continua até hoje. Ao mesmo tempo, o número de investigações objetivas sobre a vida de Bakunin na Rússia continua sendo insignificante, e as pesquisas estrangeiras sempre tem sido de difícil acesso ou muito desconhecidas por parte dos pesquisadores estrangeiros como consequência dos obstáculos linguísticos e de informação. A personalidade apaixonada mas contraditória de Bakunin, suscita, amiúde, críticas prejudiciais e subjetivas, e é vítima de desinformações e deformações ideológicas que temos herdado de uma tradição liberal, conservadora e marxista.

Na cidade de origem de Bakunin, Priamukhino, na região de Tver, desenvolve-se há mais de dez anos (mais precisamente, desde 2001) a conferencia anual “Leituras de Priamukhino”. Neste fórum de discussão independente e informal, são abordadas questões relativas à filosofia do anarquismo, sua atualidade e sua prática, a história da família Bakunin e a biografia de seu mais célebre representante, Mikhail. No final de cada conferência, são publicadas compilações bibliográficas, que estão disponíveis em russo no site: http://bakunin-fund.hut2.ru.
O comitê de organização das “Leituras de Priamukhino” apresentou a iniciativa de uma conferência internacional em homenagem ao bicentenário do célebre anarquista e das suas ideias, durante a qual se prevê reunir investigadoress e partidários da sua ideologia. Esperamos que esta conferência esteja incluída entre muitos outros eventos dedicados à memória de Mikhail Bakunin, e convidamos a que a ela assistam historiadores, filósofos, especialistas e simpatizantes que se interessem por ele e pelo anarquismo, tanto o do passado como o atual. Também esperamos que a organização de uma conferência em Priamukhino facilite o intercâmbio de informações e ideias entre aqueles que pesquisam a vida e a obra deste grande rebelde, assim como o intercâmbio entre os seus simpatizantes russos e estrangeiros, o que otimizaria os vínculos entre eles.

A nossa conferência vai-se realizar dias 12 e 13 de julho de 2014 (é possível que a duração seja modificada, mas as datas serão essencialmente as mesmas). Convidamos os organizadores de outros eventos dedicados a Bakunin a organizar uma ação comum no marco do bicentenário, afim de que as datas dos eventos que teriam lugar na Alemanha, França, Polônia… não coincidam, e que aqueles que estejam interessados possam participar nas diferentes reuniões.
As línguas faladas durante a conferência de Priamukhino serão o russo e o inglês. Caso desejem participar, podem informar ao comitê organizador por correio eletrônico (bakunin.conference.2014@gmail.com).
Os temas e os resumos de teses propostas deverão ser apresentados antes de 1º de novembro, no máximo, e os textos completos deverão ser enviados para tradução antes de 31 de janeiro de 2014. O comitê organizador reserva-se o direito de decidir quais as apresentações que serão incluídas no programa da conferência.

Posteriormente, informaremos as apresentações selecionadas, as datas exatas da conferência e as condições de participação.

Desejamos receber informações relativas aos demais eventos dedicados a Bakunin, assim como contatar seus organizadores.

Pedimos que divulguem este texto, em outros idiomas se possível, a fim de que o máximo de potenciais participantes seja informado.

Se são especialistas em pesquisas relacionadas com Mikhail Bakunin, podem também inscrever-se na lista de destinatários do boletim eletrônico Bakunin Studies, que é utilizado para o intercâmbio de informações entre investigadores de distintos países (a língua principal utilizada é o inglês, podem participar na sua redação contactando-nos por correio eletrônico: bakunin.conference.2014@gmail.com).

Comité Organizador das “Leituras de Priamukhino” – 2014, Conferência Internacional Comemorativa do Bicentenário de Mikhail Bakunin

Nenhum comentário:

Postar um comentário